domingo, 1 de maio de 2011

PESQUISA SOBRE OS VESTIBULARES - Importantíssimo!!!

Querid@s Alun@s,

Venho aqui propor que vocês realizem uma pesquisa acerca do Vestibular. Acho que vocês ainda precisam adquirir muita informação sobre o tema para saber bem como construir um caminho eficiente para caminhar em direção a seus objetivos.

Esta pesquisa deverá ser feita através da Internet, e, se possível, seria legal que vocês juntassem um grupo de amigos para realizá-la, pois trabalhando juntos vocês poderão encontrar melhor as respostas necessárias. Este trabalho NÃO é feito para ser entregue: ele é exclusivamente da alçada de vocês. Tirem suas dúvidas com seus professores orientadores, mas se esforcem ao máximo possível em encontrar as respostas e anotá-las, para não esquecê-las depois.

As perguntas são:

1) Que universidades oferecem o curso que você deseja fazer? Onde elas se localizam?

2) Como é a prova de acesso para a(s) universidade(s) que você escolheu? Você tem alguma universidade que seja seu foco principal?

3) Você realizará exames de Segunda Fase? Para o curso que você escolheu, que provas você deverá fazer na Segunda Fase?

4) Qual é a Relação Candidato / Vaga para o curso de sua preferência?

5) Qual foi a pontuação máxima e mínima do último vestibular para o curso de seu interesse?

6) Você sabe o que são as reclassificações? Houve reclassificações no curso de seu interesse?

7) Você já está providenciando as provas dos vestibulares para ter contato com elas antes do dia do exame?

8) Você cursaria uma universidades particular? O que você conhece sobre o Prouni? E sobre possibilidades de bolsas e afins?

9) Você sabia que a PUC oferece muitas bolsas de estudos? Como é possível consegui-las? Esta universidade tem o curso que você deseja?

10) Você já buscou saber a carga horária do curso ao qual pretende se candidatar (integral / diurno / noturno etc)? Como irá conciliar trabalho e estudo, se isto for necessário?

11) Que universidades oferecem moradia gratuita e restaurantes universitários com refeições a preços acessíveis?

12) Você terá de conciliar a universidade com trabalho? Como pensa em realizar esta conciliação?

13) Você já procurou conhecer os editais dos concursos para saber o que é de fato exigido pelas universidades no concurso?

14) Você já construiu seu calendário com as datas das provas?

15) Você já pensou nos custos de transporte que terá para chegar à Universidade? Sabia que algumas cidades dispõem de ônibus gratuitos para transporte dos estudantes?

16) Você já procurou no Orkut ou Facebook entrar em contato com pessoas pertencentes a comunidades dos cursos que pretendem fazer (Ex: Psicologia - UFRJ)? Vocês podem conseguir boas informações, e tirar muitas dúvidas!

17) Vocês tem a oportunidade de conhecer pessoas que desempenham as atividades que vocês estão buscando para suas vidas? Como é a rotina da profissão? Que campos de trabalho são possíveis dentro do curso que você escolheu?

18) Você já procurou saber a grade curricular do curso que você pretende cursar?

19) Você sabia que uma mesma universidade pode ter vários campus? Qual seria o melhor para você?

20) Você teria a possibilidade de juntar um grupo de amigos para visitar a "universidade de seus sonhos"? Conhecer o Instituto onde você irá estudar? É uma experiência muito motivadora!

21) Você pretende concorrer no sistema de cotas? Já se informou o suficiente sobre isso?

Bem, talvez muitas outras questões possam ser levantadas além destas, mas sem dúvida pensar nisso tudo ajudará você a traçar seus planos de forma mais consciente.

Lembrem-se: não poderei auxiliar todos os alunos nesta pesquisa. Busquem seus orientadores! Mas aqui seguem alguns links importantes que servem como ponto de partida:

UFRJ: http://www.vestibular.ufrj.br/

UFF: http://www.coseac.uff.br/vestibular.htm

UERJ: http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php

UENF: o mesmo link da UERJ

UFRuralRJ: http://www.ufrrj.br/abertura/index.php (OBS: O site é muito ruim no que tange às informações sobre os vestibulares. Mas fucem bastante que encontrarão alguns dados).

UNIRIO: http://www.unirio.br/ (OBS: O site também não é dos melhores no que tange às informações acerca dos vestibulares, mas fucem o mais que possam).

CEDERJ: http://www.cederj.edu.br/fundacao/

PUC: http://www.puc-rio.br/index.html  ou  http://www.puc-rio.br/ensinopesq/bolsasefinanciamentos/

PROUNI: http://prouniportal.mec.gov.br/

Galera, é isso! Se esqueci alguma coisa, desculpem, mas é que são muitos pontos a serem avaliados. E não deixem os estudos de lado!

Espero ter ajudado!

Um grande abraço,
Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário